top of page
ICON5.fw.png

Projeto CienciArt

O CienciArt é um projeto de extensão universitária que busca a realização de ações formativas de novas gerações com sensibilidade humanista para o conhecimento produzido nos ambientes universitário e cultural; que estimula a reciprocidade entre profissionais e especialistas, que atuam nos ambientes científicos, culturais e da Administração Pública para a troca e a produção de conhecimento. Foca, sobretudo, na indução de mecanismos capazes de fomentar a reflexão crítica por meio de experiências artísticas, lançando luz sobre as questões sociais dramáticas que afetam as sociedades contemporâneas, de modo a fomentar a produção de subsídios para políticas públicas sensíveis à aplicabilidade dos Direitos Humanos.

Logo do Projeto CienciArt

O Projeto CienciArt já conta com quatro edições realizadas nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2022, ocupando diferentes espaços e realizando diversas ações com apoio das comunidades acadêmica, científica e cultural. Abaixo você pode conferir em detalhes cada uma das edições.

I EDIÇÃO

6aef76a7-5b1e-493b-8215-3b53db5af1d8.jpg

A primeira edição do projeto CienciArt aconteceu em outubro de 2018, no Museu Rodin em Salvador, também conhecido como Palacete das Artes.

III EDIÇÃO

Screenshot_5.png

A terceira edição do CienciArt ocorreu em 2020 em sincronia com o XVII SARU da UNIFACS; a III POLIPUB da UNIFACS, e a da XVII Jornada Científica do PIBIC do UNISBA, resultando também na produção do documentário "Exercícios de Liberdade em Confinamento - Arte em Si".

II EDIÇÃO

b8449e63-5072-40c5-980e-4ab90d910575.jpg

A segunda edição, conhecida como o projeto CienciArt 2.0, foi realizada no Forte de Santo Antônio Além do Carmo em Salvador no ano de 2019, com o tema “Exercícios de Liberdade em Confinamento”.

IV EDIÇÃO

Screenshot_2.png

A quarta edição do CienciArt ocorreu em 2022 e consistiu na produção do documentário "Rumores do Cárceres", que retrata oficinas de percussão realizadas na Penitenciária Lemos Brito.

Dossiê CienciArt

Este dossiê reúne cinco o ensaios produzidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento acerca das contribuições das Artes para as Ciências Sociais, especialmente no que diz respeito a produção de novas sensibilidades sobre o cárcere e os Direitos Humanos dos apenados. 

Retrato do prof. Antonio Pedro Dores

António Pedro Dores

EDUCAR A IMAGINAÇÃO A IMAGINAR A LIBERDADE

Retrato da prof.  Alícia Ramírez

Alicia Muñoz Ramírez

EXERCÍCIOS DE LIBERDADE EM CONFINAMENTO – ARTE EM SI

Retrato do prof. Rômulo de Andrade Moreira

Rômulo de Andrade Moreira

O CÁRCERE E A ARTE

Retrato da prof. Jacqueline Mary Soares de Oliveira

Jacqueline Mary Soares de Oliveira

ARTE PARA O EXERCÍCIO DO SER – O ARTISTA TEM ALMA LEVE E O CORAÇÃO ALEGRE

Retrato de Daniela de Amorim Sampaio

Daniela de Amorim Sampaio

A CERCA DA LOUCURA

bottom of page